Aviso de segurança importante URS 600

14-11-17

AVISO DE SEGURANÇA IMPORTANTE PARA A UNIDADE DE RECICLAGEM DE SOLVENTES URS 600 DA HAMACH
Números de artigos 000821 e 000822

As unidades URS 600 destinam-se a utilização profissional. São muitas vezes utilizadas em áreas onde se trabalha com substâncias perigosas, como tintas, vernizes e solventes. Por conseguinte, existem riscos de segurança associados à unidade e ao seu ambiente, para os quais precisa de tomar medidas adequadas.

Tivemos conhecimento de que as unidades URS 600 nem sempre são instaladas, utilizadas e/ou mantidas de acordo com os documentos de operação e manutenção fornecidos com a unidade URS 600 e em conformidade com as diretivas aplicáveis. Isso pode resultar num RISCO DE EXPLOSÃO.

A Inspeção Holandesa SZW, do Ministério dos Assuntos Sociais e Trabalho, deu instruções para parar de utilizar este produto com efeito imediato, até nova ordem.

Se a unidade já estiver em funcionamento, prossiga do seguinte modo:

  • a) Como precaução, pare sempre a unidade URS 600 carregando no botão Desligar. Espere até que a unidade URS 600 tenha arrefecido totalmente, conforme indicado pelo facto de a luz da VENTOINHA já não estar acesa, para que possa abrir a tampa exterior (tampa de segurança) e a tampa interior da unidade URS 600 de forma segura e remover os seus produtos.
  • b) Ventile imediatamente a divisão onde se encontra a unidade URS 600 de modo a dissipar os vapores de solvente que se escapem, o mais depressa possível. Verifique a presença de quaisquer outros vapores potencialmente explosivos na divisão e elimine-os.

NUNCA REMOVA A FICHA EVENTUALMENTE INTRODUZIDA NA TOMADA ENQUANTO A UNIDADE AINDA ESTIVER EM FUNCIONAMENTO.

Por fim, solicitamos que envie um e-mail com os seus dados de contacto para URS600@emm.com para confirmar a receção desta carta. Deste modo, saberemos que tomou conhecimento do conteúdo da carta e podemos utilizar este endereço de e-mail para lhe enviarmos mais informações.

 

Atualização URS 600

Em novembro de 2017, informámo-lo de que a unidade URS 600 na sua posse não pode ser usada até novo aviso por ordem da inspeção geral de saúde e segurança no trabalho holandesa (SZW).

A URS 600 é fabricada no Canadá e é certificada pelo organismo notificado SGS Baseefa como tendo conformidade ATEX para o mercado europeu e como tendo conformidade IECEx para os mercados fora da Europa. Para o mercado da América do Norte, a URS 600 é certificada como conforme com a UL 2208 pelo organismo notificado Intertek. Além de todas estas certificações, a Dekra Certification também avaliou a URS 600. Todas estas entidades especializadas (organismos notificados acreditados) concordam e confirmam que o dispositivo é seguro desde que seja instalado, mantido e operado corretamente e que a URS 600 está, assim, conforme com as diretivas e normas aplicáveis!

Apesar de todas estas comprovações objetivas e verificáveis, e das muitas conversações que a EMM conduziu com a inspeção geral SZW, a inspeção geral mantém a sua opinião no que respeita à URS 600, o que significa que, por agora, a URS 600 não pode ser usada por ordem da inspeção geral SZW. Compreendemos os inconvenientes para si como utilizador e pedimos a sua compreensão e paciência, dado que para nós, na EMM, o único recurso agora é iniciar um procedimento legal contra a inspeção geral SZW.

Num primeiro passo, a EMM submeteu um recurso formal contra a inspeção geral SZW. Este recurso será avaliado internamente pela inspeção geral SZW e, muito provavelmente, não mudará a opinião da inspeção geral SZW. Só depois de a posição da inspeção geral SZW ser formalmente conhecida (dentro de 8 semanas no máximo) poderemos iniciar o procedimento legal.

Para efeitos de transparência, notamos que a opinião da inspeção geral SZW pode resultar em que as unidades de regeneração de até 40 litros não possam continuar a ser vendidas em toda a União Europeia. Até agora, a inspeção geral SZW apenas teve como alvo a EMM, violando o princípio de tratamento igual e a proibição de atuação arbitrária. Isto cria uma desvantagem grande para a EMM e para os nossos clientes, os quais são muito afetados pela posição rígida e pelo procedimento subjetivo da inspeção geral SZW.

Naturalmente, compreendemos que estas notícias não o ajudam como utilizador da URS 600. Infelizmente, esta é a situação em que nos encontramos agora.

Logo que tenhamos mais esclarecimentos, informá-lo-emos do progresso. Em caso de dúvidas, queira contactar-nos através do endereço URS600@EMM.com.

formulário de contato

Assine a nossa newsletter